“OSSOS SECOS, OUVI A PALAVRA DO SENHOR”
(Ez 37.4)

       Com muita alegria na alma gerada pelo Espirito que venho compartilhar desse artigo com os caros estudantes da Bíblia, e principalmente aos expositores das sagradas escrituras, tanto aqueles que há anos pregam a palavra como os iniciantes. Pois tendo convicção de que estou incumbido da parte de Deus de colaborar para o crescimento e amadurecimento dos meus colegas pregadores, iremos falar a respeito de algo que conhecemos e temos lido, mas poucas vezes compreendido.
       O texto acima que dá ênfase a este artigo citado no livro do profeta Ezequiel, evidencia o plano de Deus em relação a sua nação eleita – ISRAEL – embora seja tão aplicado diversas vezes para os cristãos da atualidade por meio de mensagens alegóricas. Mas venho desvencilhar a respeito do efeito tão poderoso que a Palavra de Deus tem.
      Como um jovem pregador que sou, com tão somente 16 anos que prego, procuro dia após dia aperfeiçoar e desenvolver a pregação de forma que seja mais ainda compreensível para os ouvintes, pois o real sentido da pregação é que o ouvinte entenda a mensagem, embora alguns possam não obedecer. Então nos preocupamos, lemos livros sobre sermão, procuramos ouvir outros pregadores, oramos jejuamos e quero ressaltar que tudo isso é extremamente importante na vida do pregador.
     Infelizmente não poucos se preocupam com isso. Pregam de qualquer maneira, usam com pouca frequência as escrituras até porque na maioria não tem intimidade com ela. “Desabafam” suas mensagens no povo que não produz nenhum efeito, pelo contrário, causa até enfraquecimento espiritual para os ouvintes. 
      Então o que é essencial entendermos para obter sucesso na pregação? E quando eu falo de “sucesso na pregação”, longe de nós entender isso numa ideologia humana de ser melhor que outro, mas no sentido da mensagem alcançar os proposito divinos.
     Analisando o texto acima, percebemos que Deus faz uma pergunta ao profeta: “Poderão viver estes ossos”?. Ao que o profeta responde: “Senhor Jeová, Tu sabes”. Deus lhe dá a seguinte ordem: “Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: OSSOS SECOS, OUVI A PALAVRA DO SENHOR”. No exato momento em que o profeta obedece a ordem divina, ele mesmo menciona: “Houve um ruído enquanto eu profetizava”. E logo aquilo que era seco, sem vida começou a se movimentar e após um grande exército se pôs de pé.
Se percebe que não foi a Palavra do profeta que deu vida ao exército e sim o proferir da Palavra de Deus.
      O escritor ao Hebreus escreveu: Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espirito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Por ai percebemos o quanto a Palavra de Deus é poderosa para alcançar e transformar a vida do homem. Ela tem vida até porque o Apostolo Paulo diz que ela é a “Espada do Espirito” Ef 6.17.
Voltando ao texto de Ezequiel se percebe que foi após o profeta proferir a Palavra do Senhor, então o Espirito de Deus começou a agir naquele vale. 
O Apostolo Paulo escrevendo a igreja de Corinto na sua primeira carta ele diz: E eu irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de Palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 1Co 2.1,2. E sabemos que Cristo é a própria Palavra revelada, o verbo do Deus vivo. Jo 1.1. 
     Então é o proferir da Palavra, é o pregar da palavra de Deus que obteremos sucesso na mensagem. Muitas vezes não gastamos 30 minutos estudando para levar uma boa palavra para a igreja, não nos desgastamos em garimpar as escrituras, preferimos pregar uma mensagem repetida e outras vezes procurada durante o culto sem nenhum empenho e esforço. E ainda queremos ver Deus fazendo o rebuliço.
       A palavra primeiro tem que estar viva em mim, tem que falar comigo primeiro para após isso ela gerar o temor no povo. Percebe-se que primeiro Ezequiel ouviu a Palavra do Senhor e após isso Ele foi o porta voz da mesma.
       Quer ver a sua mensagem gerar vida nos ouvintes? Exponha a Bíblia! Deixe suas histórias e testemunhos pessoais de lado, Paulo disse: as coisas velhas se passaram. Não use de suas próprias palavras pra desabafar ou tentar mudar alguém durante a pregação, mas use a ESPADA DO ESPIRITO que é a palavra de Deus, pois ela alcança o mais íntimo do coração do homem e faz um rebuliço espiritual na vida dele e o coloca de pé para fazer parte do exército de Deus.


Com amor em Cristo 
Alan Kestone da Silva Pereira
(Bacharelando em teologia)